terça-feira, 22 de junho de 2010

Homenagem ao Sr Dr Manuel Medeiros

                                                                                                        Por iniciativa da Junta de Freguesia de Avelar foi promovido um jantar,  no dia 19 de Junho, para comemorar a data de re-elevação a vila, de Avelar, e para homenagear um Avelarense ilustre.
O Sr Dr Manuel Augusto Medeiros era natural da vila do Avelar, onde nasceu em 1908. Daqui só saiu praticamente para realizar os seus estudos em Coimbra. Depois da sua licenciatura em Medicina (1936) voltou à sua terra natal, onde viveu toda uma vida de dedicação às suas gentes e instituições. Esteve sempre ligado ao Hospital Nossa Senhora da Guia.
Ele foi médico, exercendo quase todas as especialidades, jornalista e co fundador com o seu irmão do jornal Novo Horizonte, professor, autarca, empresário, agricultor e acima de tudo um humanista.
Este homem, desde muito jovem, mostrou uma enorme preocupação com as pessoas e com o acesso de todos à educação. O que é notável. Há registos de um artigo seu no jornal “Novo Horizonte”, de 26 de Agosto de 1929, sobre a “insuficiência da escola primária”, em que mostra preocupação com o facto das escolas das freguesias de Chão de Couce e da Cumeeira se situarem todas na sede de freguesia e de as crianças viverem afastados vários km dessas mesmas escolas. O que não acontecia no Avelar. Por outro lado, também se referia ao nº elevado de alunos por turma, tornando muito mais difícil a tarefa do professor. E quão vanguardista era já esta preocupação!
Foi ainda um dos fundadores do Externato Infante de Sagres do qual foi o seu primeiro Director. Uma obra tão importante para os jovens de Avelar e das localidades vizinhas e mesmo de outras mais distantes. Eu fui uma das pessoas que beneficiei com essa tão grande obra.
Enfim, um homem muito completo.
O Jornal Horizonte, no dia 1 de Novembro de 1999, a propósito da sua morte, expressa bem o sentir de todos nós, ainda hoje:
“Acabou a sua vida na Terra, mas fica a sua obra, que os Avelarenses não vão esquecer. Como médico e como amigo deixa saudades espalhadas pelos quatro cantos da freguesia e terras vizinhas, onde levou com sacrifício do seu descanso, o saber, a palavra amiga, o sorriso doce quando alguém o procurava em busca dos seus cuidados. Era um homem simples e bom que a todos atendia com a mesma afabilidade. Acorria ao chamamento de pobres e ricos sem distinção. Muitos e longos caminhos calcorreados em noites de frio e chuva para ir a casa de doentes que o solicitavam. Nunca se fez rogado. (...)."
Era o nosso “João Semana”, que ajudou a nascer e acompanhou nos últimos momentos de vida inúmeros conterrâneos.
E ficou a SAUDADE e a OBRA, desse grande Amigo de todos. A saudade do seu sorriso, da palavra amiga, sempre tão atento ao que se passava ao seu redor, com todas as pessoas. A sua Obra está gravada em cada um de nós ….
Cabe-nos agora preservar esta MEMÓRIA… e deixar este legado às gerações mais novas.
Isabel M. Ferreira Serra Rosa - Presidente da Assembleia de Freguesia, no momento da Homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário